CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO: PRÁTICA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Você também pode se interessar:

CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO: PRÁTICA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

12 jan 2026
Última atualização: 08 janeiro 2026
EBRADI
EBRADI
4 min
CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO: PRÁTICA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Já pensou em atuar no âmbito da mediação e da conciliação? No post de hoje, vamos abordar de que maneira a formação prática e mediação e conciliação, permite ao profissional do direito atuar com segurança na resolução de conflitos.

O QUE É MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO NO CONTEXTO JURÍDICO

A mediação e a conciliação representam métodos alternativos de resolução de conflitos, cujo objetivo está na solução de disputas fora do sistema judiciário convencional, tendo como característica, procedimentos céleres e menos onerosos.

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO NO SISTEMA JUDICIAL BRASILEIRO

Desempenhando papel fundamental na resolução de conflitos, conta com o auxílio de um terceiro imparcial que tem por objetivo facilitar a comunicação das partes para que cheguem a um acordo, representando a modernização, aumento da eficiência da justiça e desjudicialização de processos.

BASE LEGAL E REGULAMENTAÇÃO

Regido pelo Código de Processo Civil e pela Lei de Mediação (13.140/2015), oferece métodos alternativos e eficazes de resolução de conflitos, contribuindo para a celeridade processual, redução de litígios e fortalecimento da cultura do diálogo.

PRINCIPAIS ÁREAS DE APLICAÇÃO

Familiar – Focada em restabelecer a comunicação entre as partes, sendo ideal para conflitos onde o vínculo emocional permanece após a disputa. Como, por exemplo, divórcio, dissolução de união estável, fixação de guarda, regime de visitas e pensão alimentícia. 

Empresarial – Utilizada na preservação de parcerias comerciais e evitar exposição pública de dados estratégicos. Sua aplicação prática pode ser observada na disputa entre sócios, quebra de contratos de fornecimentos, reestruturação de empresas familiares e questões de propriedade intelectual.

Trabalhista – Representando princípio fundamental na justiça do trabalho, busca a resolução consensual de conflitos entre empregados e empregadores, atuando o juiz como mediador. Por exemplo, observada em questões relacionadas ao pedido de pagamento de verbas rescisórias, horas extras, reconhecimento de vínculo empregatício e indenização por danos morais.

Cível – Compreende uma gama vasta de conflitos inerentes aos acontecimentos cotidianos e seus desdobramentos. Por exemplo, acidentes de trânsitos, conflitos de vizinhança, dívidas bancárias, direito do consumidor e ações imobiliárias. 

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO CURSO

Nos termos das diretrizes do Conselhos Nacional de Justiça (CNJ), as competências desenvolvidas no curso de capacitação em mediação e conciliação, devem compreender a comunicação assertiva, a escuta ativa e a negociação colaborativo, objetivando transformar o profissional é um facilitador de diálogos, capaz de desconstruir impasses e chegar a resolução adequada do conflito.

COMO O CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO PREPARA O PROFISSIONAL PARA A PRÁTICA

O curso Mediação, Conciliação e Negociação: Fundamentos e Aspectos Práticos oferece uma formação completa, combinando fundamentos teóricos e práticas essenciais para a resolução pacífica de conflitos. Com foco em habilidades práticas, capacita os participantes a promover ambientes colaborativos e a aplicar técnicas avançadas em áreas como Direito de Família, Administração Pública e processos coletivos.

VANTAGENS PROFISSIONAIS DA ESPECIALIZAÇÃO

Os participantes desenvolvem competências em comunicação eficaz, ética e estratégias de negociação, tornando-se mediadores e conciliadores preparados para construir soluções benéficas em diferentes contextos jurídicos, ampliando a formação interdisciplinar e fortalecendo o preparo para os desafios do mercado jurídico.

DIFERENÇA ENTRE MEDIAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

A principal diferença reside no vínculo com o poder judiciário e nos pré-requisitos formais exigidos para o exercício da fundação, no termo da lei de mediação (13.140/2015). A mediação judicial ocorre no âmbito de um determinado processo judicial, ao passo que a mediação extrajudicial, desenvolve-se de maneira privada, em câmaras de mediação, cartórios ou por profissionais autônomos, independentemente de processo judicial.

POR QUE ESCOLHER UM CURSO RECONHECIDO NA ÁREA JURÍDICA

A escolha de um curso reconhecido na área jurídica, capacita o profissional do direito, destacando sua atuação em decorrência do renome de credibilidade conferido à sua formação. 

Não perca tempo, conheça o curso de Mediação, Conciliação e Negociação: Fundamentos e Aspectos Práticos, ofertado pela EBRADI e amplie sua capacidade técnica de atuação, contando com uma formação completa que combina fundamentos teóricos e exercícios práticos.

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Fale com um especialista agora!

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.