ESPECIALIZAÇÃO OU MBA: QUAL A MELHOR ESCOLHA PARA SUA CARREIRA NO DIREITO?
Especialização ou MBA? Essa é uma dúvida recorrente quando o objetivo está em se especializar e encontrar um boa colocação no mercado de trabalho. Neste post, vamos abordar questões inerentes ao processo de construção de uma carreira jurídica sólida.
O QUE É UMA ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO
A especialização jurídica é uma espécie de curso de pós-graduação, cujo objetivo está no aprofundamento técnico em determinada área, em prol de uma atuação que inspire confiança e credibilidade, permitindo que o profissional do direito preste serviços jurídicos de alta qualidade.
Direito Penal, Trabalhista, Empresarial, Digital, Ambiental, Inteligência Artificial e Compliance, são áreas cuja demanda é alta e o mercado carece de profissionais especializados. Não perca tempo, esteja preparado para os desafios do mercado de trabalho com os cursos de pós-graduação da EBRADI.
O QUE É UMA MBA EM DIREITO
MBA é pós-graduação? MBA (Master Business Administration) é uma espécie lato sensu (sentido amplo) de pós-graduação, cujo objetivo está no desenvolvimento de habilidades técnicas de liderança, gestão, comunicação e resolução de conflitos.
Vale a pena fazer MBA? A resposta será positiva caso o profissional compreenda o alinhamento entre o objetivo do curso e sua expectativa de atuação no mercado de trabalho, ou seja, se o operador do direito procurar atuar com liderança, gestão, comunicação e resolução de conflitos, o curso de MBA é o caminho indicado.
DIFERENÇAS ENTRE ESPECIALIZAÇÃO E MBA
Especialização é uma espécie lato sensu de pós-graduação, cuja carga horária é de no mínimo 360 horas, com duração média de 6 meses a 1 ano, focada no aprofundamento técnico na área de estudo, aplicada na prática forense.
MBA (Master Business Administration) é outra espécie de pós-graduação, cuja carga horária varia entre 360 e 720 horas, com duração média de 1 a 2 anos, focando no desenvolvimento de habilidades técnicas de liderança e gestão, aplicadas ao ramo de atuação.
Para os advogados, cujo foco está no aprofundamento técnico, a especialização é a opção indicada. Sendo a meta ligada à gestão e liderança, o MBA é ideal. Para os concurseiros, ambas contam como título, levando a bonificações, sendo a especialização o curso mais comum e o MBA indicado para os cargos de gestão.
VALE A PENA FAZER MBA PARA PROFISSIONAIS DO DIREITO?
Quando a dúvida envolve as vantagens do MBA para advogados, devemos considerar ideal para os profissionais que estejam em processo de transição de carreira, posições de liderança, empreendedorismo, atuação em negócios corporativos, compreendendo um aumento salarial significativo.
No campo dos benefícios levados pelo profissional com curso de MBA, para os escritórios e empresas, há de se considerar a gestão eficiente, as habilidades de liderança, a visão de negócio e o networking.
IMPACTO NO MERCADO DE TRABALHO
A especialização e o MBA são espécies de pós-graduação lato sensu, mas com objetivos diferentes, resultando em impactos distintos no mercado de trabalho, pois enquanto a especialização tem por objetivo aprofundar o conhecimento técnico em determinada matéria, o MBA busca desenvolver habilidades de gestão e liderança.
No que diz respeito às diferenças salariais, em relação aos graduados, quem possui MBA percebe salário 34.5% maior, ao passo que os profissionais com especialização recebem salário 12% maior.
No âmbito dos concursos públicos, tanto a especialização quanto o MBA são reconhecidos como títulos legitimadores de bonificações, conforme as regras da instituição.
COMO ESCOLHER ENTRE ESPECIALIZAÇÃO OU MBA
O profissional deve levar em consideração fatores como reconhecimento da instituição no MEC, corpo docente, carga horária e infraestrutura. Atenção, a escolha da pós-graduação é um divisor de águas na vida do profissional do direito, permitindo uma atuação segura e especializada, gerando confiabilidade e networking.
TENDÊNCIAS DO ENSINO JURÍDICO
A evolução do mercado de trabalho exige profissionais com perfil estratégico, multidisciplinar e adequado às inovações tecnológicas. Levando em consideração as necessidades complexas e multidisciplinares do mundo dos negócios, os MBAs jurídicos combinam conhecimentos jurídicos, visão estratégia de gestão e finanças.
Compreender a importância de áreas emergentes como direito digital, compliance e arbitragem, configuram a adequação do profissional às novas demandas do cenário jurídico contemporâneo.
Invista no desenvolvimento profissional. Conheça os cursos de especialização jurídica ofertados pela EBRADI e esteja preparado para o mercado de trabalho.