Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Homem com Coronavírus arcará com danos sociais por descumprir isolamento social
Você também pode se interessar:

Homem com Coronavírus arcará com danos sociais por descumprir isolamento social

24 set 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Homem com Coronavírus arcará com danos sociais por descumprir isolamento social

O juízo da 1ª vara da Fazenda Pública de União da Vitória condenou um homem que possui Coronavírus ao pagamento de R$ 15 mil de indenização a título de danos sociais por conta do desrespeito às medidas de isolamento social.

De acordo com o que consta nos autos do processo, o morador de União da Vitória/PR sabia da necessidade de respeitar o isolamento social por um período mínimo de 10 dias, visto que era suspeito de contaminação pela Covid-19. Entretanto, após três dias de assinar um “termo de consentimento livre e esclarecido” emitido pelo órgão de saúde responsável pela análise da suspeição do vírus, o morador viajou para Curitiba/PR.

Durante o trajeto ao local de destino, caminhou com dois colegas que não faziam ideia da suspeita de contaminação pelo vírus do réu. Destaca-se que o resultado do exame com a confirmação de que o morador havia sido contaminado pelo Coronavírus saiu durante o período em que ele se encontrava em Curitiba/PR.

Após ação ajuizada pleiteando a condenação por danos sociais, o réu alegou que não causou danos à sociedade, mas sim que era uma vítima do vírus que assola o país, bem como não poderia ser o único responsável pela transmissão da Covid-19 em União da Vitória ou nos demais locais que caminhou, visto que outras pessoas também possuíam o vírus.

Contudo, o juízo da 1ª vara da Fazenda Pública de União da Vitória reconheceu que a indenização por danos sociais possui caráter punitivo e de prevenção geral, com o objetivo de desestimular que outras pessoas, ou até mesmo o próprio réu, faça condutas similares e prejudiquem a sociedade. De acordo com o magistrado, o comportamento antissocial praticado pelo réu demonstra uma falta de responsabilidade social, que deve ser observada por todos.

Por fim, o juiz destacou que o vírus caminha com a pessoa e vai em todos os locais em que ela se encontrar e, por conta disso, toda a sociedade precisa estar ciente das medidas de isolamento social para não disseminar ainda mais a Covid-19, ademais, ao considerar que o réu sabia da suspeita de contaminação e assinou o termo para manter-se em isolamento e mesmo assim desrespeitou as regras, condenou-o ao pagamento de R$ 15 mil de indenização por danos sociais.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.