Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Indústria consegue suspensão da CDA
Você também pode se interessar:

Indústria consegue suspensão da CDA

01 dez 2020
EBRADI
EBRADI
2 min
Indústria consegue suspensão da CDA

A juíza de Direito, Heloisa Helena Franchi Nogueira Lucas, da 2ª Vara de Boituva/SP acolheu o pedido apresentado por uma indústria que argumentou sobre a impossibilidade de integração do PIS e COFINS na base de cálculo do ICMS e por conta disso concedeu a tutela de urgência para declarar suspensa a exigibilidade da Certidão de Dívida Ativa  (CDA).

De acordo com os autos do processo a indústria ajuizou ação anulatória de débito fiscal com pedido de tutela de urgência, requerendo a suspensão da exigibilidade do crédito tributário da Certidão da Dívida Ativa, sob a defesa da tese de que o PIS e COFINS não podem integrar a base de cálculo do ICMS, através de argumentação pleiteada em recente julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

Ao analisar o caso, a magistrada considerou que estavam presentes os elementos que evidenciam a probabilidade do direito da autora, inclusive em relação ao perigo do dano, caso haja a inscrição indevida no nome e a cobrança indevida do tributo, visto que tal situação ocasionaria prejuízos em relações comerciais feitas pela indústria.

Assim, sob a égide do Art. 300 do Código de Processo Civil (CPC), houve a concessão da tutela de urgência para que seja declarada suspensa a exigibilidade da Certidão da Dívida Ativa e consequentemente não havendo possibilidade da Fazenda realizar cobrança do tributo.

Portanto, além de ser declarada suspensa e exigibilidade do crédito tributário, houve também a impossibilidade de inscrição da indústria nos cadastros de inadimplentes.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.