Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Juiz nega indenização para autor com sobrenome de novela
Você também pode se interessar:

Juiz nega indenização para autor com sobrenome de novela

03 jan 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Juiz nega indenização para autor com sobrenome de novela

Em Piracaia, município de São Paulo, o juiz de Direito, Cléverson de Araújo, negou o pedido de indenização realizado por um homem que alegou a similaridade de seu sobrenome como da novela “Bom Sucesso” da Rede Globo.

O sujeito ingressou com ação de danos morais contra a emissora, haja vista a igualdade dos nomes, pleiteando o valor de R$ 19.960. Todavia, ao analisar o pedido, o magistrado demonstrou a notória falta de exploração sobre a imagem do indivíduo, apontando a inexistência de dano sobre a pessoa do autor.

Por esses motivos, o juiz concluiu:

“O autor tem o mesmo sobrenome que um bairro do Rio de Janeiro que inspirou a novela produzida pelo réu. A produção artística não tem nenhum vínculo com o autor, não explora sua imagem, tampouco lhe causa qualquer espécie de dano”.

Ainda assim, o magistrado atribuiu como “vergonhosa, para dizer o mínimo” a ação realizada pelo autor.

 

1) Direito à imagem e suas características:

 

O direito à imagem é um direito que versa sobre a proteção da personalidade do indivíduo, ou seja, é um resguardo às projeções da integridade física de alguém.

Por esse motivo, é considerado o usufruto da aparência única e distinguível, seja ela concreta ou abstrata, sendo assegurado para todas as pessoas, podendo se equiparar com a honra da pessoa.

Quando isso é afetado, torna-se evidente o cabimento de indenização sobre a exposição indevida, desde que não haja autorização do indivíduo, bastando apenas a publicação desses recursos.

Vejamos o artigo 5º, inciso X da Constituição Federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

 

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.