Mês do Consumidor – Bolsas com 50% de Desconto
Justiça desobriga a cobertura de testes de Coronavírus por planos de saúde
Você também pode se interessar:

Justiça desobriga a cobertura de testes de Coronavírus por planos de saúde

15 jul 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Justiça desobriga a cobertura de testes de Coronavírus por planos de saúde

O Tribunal Regional Federal da 5ª região suspendeu os efeitos de decisão em tutela de urgência que obriga a Agência Nacional de Saúde Suplementar a incorporar teste sorológico para detectar a presença do Novo Coronavírus no rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) postulou um pedido para que seja proferida a suspensão da obrigação comentada acima, visto que decorre de decisão judicial que determinou a incorporação de testes no rol obrigatório. Nesse sentido, o teste passou a ser incorporado no rol de cobertura obrigatória para os planos de saúde nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, de acordo com a resolução 458/20.

Ao analisar o pedido da ANS, o magistrado Leonardo Coutinho considerou que quanto maior o grau de tecnicidade da matéria, menos intenso será o controle judicial e, por conta do tema ser considerado de grande incerteza, é preciso antes ter um consenso científico sobre a eficácia do chamado “passaporte imunológico”, que é detectado através dos exames sorológicos.

Portanto, o juiz considerou que a suspensão dos efeitos a pedido da ANS é válida, visto que é possível observar danos decorrentes da incorporação do procedimento no rol de cobertura obrigatória, sendo que não há uma garantia de efetividade/segurança.

Por fim, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, em nota, sustentou que a questão será levada para apreciação pela Diretoria Colegiada da ANS, entretanto, enquanto isso, segue válida a resolução normativa 458/20, que obriga os planos de saúde a oferecerem exames sorológicos.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2. Quantas aulas seriam ideais assistir por semana para concluir o curso?

Para os cursos de 12 meses, considerando que o curso de pós-graduação possui 400 aulas, para que o aluno consiga concluir os dez módulos em 12 meses é necessária a realização de 9 aulas por semana. Para o curso de 6 meses, considerando que o curso de pós-graduação possui 400 aulas, para que o aluno consiga concluir os dez módulos em 6 meses é necessária a realização de 17 aulas por semana. O cálculo deve ser feito seguindo a fórmula: Carga horária total / 6 meses / pelos dias do mês 400 / 6 / 30 = 2:30h todos os dias da semana 400 / 6 / 20 = 3:30h de segunda a sexta. Considerando que o curso de pós-graduação possui 400 aulas, para que o aluno consiga concluir os dez módulos em 18 meses é necessária a realização de 6 aulas por semana.

3. Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.