Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Medidas para combater a violência doméstica são encaminhadas ao CNJ
Você também pode se interessar:

Medidas para combater a violência doméstica são encaminhadas ao CNJ

15 abr 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Medidas para combater a violência doméstica são encaminhadas ao CNJ

Na última segunda-feira, dia 13/04, a OAB encaminhou ofícios fazendo indicações quanto às medidas nacionais, assim, como as recomendações para os Estados, ressaltando a importância da proteção das mulheres durante o tempo de isolamento social por conta da COVID-19. Foram endereçados para o CNJ e para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O texto foi justificado devido ao crescimento das estatísticas de agressão contra as mulheres, por estarem confinadas desde o início da quarentena com os agressores.

“Expostas a violência que vem sendo agravada em função do isolamento social, sendo que, nesse contexto, torna-se ainda mais difícil que amigos e familiares observarem lesões corporais, alteração comportamental ou simplesmente o sumiço de mulheres.”

Para o CNJ, foram apresentadas quatro propostas, sendo elas a prorrogação automática de medidas protetivas de urgência que já existem; o deferimento de medidas protetivas de urgência com prazo indeterminado; execução de campanhas com cartazes informativos dentro de farmácias, bancos, supermercados e redes socais; e o monitoramento dos casos, devendo haver a divulgação periódica com as informações das ocorrências e as medidas tomadas.

Para o Ministério, três propostas concretas foram feitas. Realizar uma campanha nacional com alerta sobre o crescimento da violência doméstica e familiar no Brasil, assim como a divulgação de canais para que sejam feitas denúncias e busca de auxílio, além do Estado implementar e fortalecer as campanhas com cartazes informativos dentro de farmácias, bancos, supermercados e redes sociais. E, por fim, recomendam as delegacias digitais para a Polícia Civil, e outras maneiras que facilitem que a denúncia seja feita para os órgãos, além de delegacias móveis para o registro das ocorrências e os pedidos de medidas protetivas.

Na sexta-feira, dia 10/04, foi publicada pela Comissão Nacional da Mulher Advogada uma nota informando sobre o cenário de que a violência doméstica e familiar aumentou devido as mulheres estarem em confinamento. A comissão também assina os documentos que foram encaminhados para o CNJ e ao Ministério.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.