Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Mesmo com justiça gratuita, a condenação para o pagamento de honorários de sucumbência é viável
Você também pode se interessar:

Mesmo com justiça gratuita, a condenação para o pagamento de honorários de sucumbência é viável

06 mar 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Mesmo com justiça gratuita, a condenação para o pagamento de honorários de sucumbência é viável

Diante da decisão dada pela 9ª turma do TRT da 3ª região, é possível que a parte autora seja condenada em honorários advocatícios de sucumbência, mesmo nos casos acobertados pela justiça gratuita. A decisão foi acarretada após reclamação proposto durante a vigência da lei 13.467/17, de forma que foram reduzidos os valores dos horários da parte, além de suspender a imediata exigibilidade do crédito, diante de dispositivo da reforma trabalhista.

O caso aconteceu por meio do ajuizamento de uma mulher contra o Banco Votorantim e a BV Financeira, que buscava conseguir verbas trabalhistas como intervalo intrajornada, hora extra, férias entre outros.

Parte dos pedidos foi deferido na primeira instância, assim as instituições financeiras foram condenadas ao pagamento de horas extras além da sexta diária e 30ª hora semanal e dobra de dez dias das férias. Condenando, além disso, que ambas partes fizessem o pagamento de horários advocacias de sucumbência que foram fixadas para cada parte em 10% diante do valor da liquidação da sentença.

Ao impetrar o recurso, foi alegado pela autora que não poderia ser condenada para o pagamento dos honorários já que possuía o benefício de justiça gratuita.

Foi mantida a condenação dos honorários advocatícios de sucumbência, contudo reduzindo para 5% do valor, tendo em vista que a condenação não é incompatível com a garantia do acesso à justiça, não ofendendo a Constituição.

Apesar disso, foi suspensa a exigibilidade do pagamento dos honorários por força do art. 791-A em seu §4º da CLT, em que é dito que o empregado beneficiário de justiça gratuita somente poderá quitar os honorários na hipóteses do juízo ter que pagar créditos a ele, ou no caso de deixar de ser pobre seguindo o sentido legal durante os dois anos posteriores ao transito em julgado.

Depois, as instituições foram absolvidas dos pagamentos de certas imposições feitas em primeira instância.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

[rock-convert-cta id=”163006″]

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.