Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
MP 936/20 é aprovada no Senado Federal e segue para sanção presidencial
Você também pode se interessar:

MP 936/20 é aprovada no Senado Federal e segue para sanção presidencial

17 jun 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
MP 936/20 é aprovada no Senado Federal e segue para sanção presidencial

O plenário do Senado Federal aprovou, na última terça-feira, dia 16, a MP 936/20, que permite a suspensão de contratos e redução de salários e jornadas durante a pandemia.

Criada em abril, a medida criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda e garante o pagamento, pelo Governo Federal, de uma parte do seguro-desemprego por até 60 dias ao trabalhador que teve o seu contrato suspenso, ou por até 90 dias ao trabalhador que teve o salário ou jornada reduzidos. Vale destacar que em nenhuma situação o salário pode ser reduzido a valor inferior ao salário mínimo.

A redução de jornada poderá ser de 25%, 50% ou 75%, de acordo com a faixa salarial do empregador. Além de que as suspensões e reduções poderão ser prorrogadas por decreto do Executivo enquanto permanecer a situação de pandemia.

Ademais, vale destacar que a prorrogação dos contratos suspensos deve ser feita de forma imediata, visto que já se passaram os 60 dias previstos na MP original. Entretanto, como a regra da prorrogação foi introduzida pelo Congresso Nacional, dependerá de sanção presidencial para entrar em vigor.

Para a sua aprovação, diversas modificações foram realizadas, na Câmara, proibiu-se que empresas cobrem judicialmente dos Estados, Municípios e União, verbas rescisórias trabalhistas, nesse sentido, vale destacar que, atualmente, a CLT permite que a autoridade pública arque com as indenizações trabalhistas, caso paralise alguma atividade econômica.

Os senadores retiraram do texto do projeto alterações feitas pela Câmara que incluía algumas medidas encontradas na MP 905/19, conhecida como “Contrato Verde e Amarelo”. Destaca-se que essas alterações foram retiradas devido ao conteúdo não estar relacionado com o objetivo da MP 936/20.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.