Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
MPF: coleta de provas em telefones celulares no momento da prisão é lícita
Você também pode se interessar:

MPF: coleta de provas em telefones celulares no momento da prisão é lícita

18 mai 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
MPF: coleta de provas em telefones celulares no momento da prisão é lícita

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acordou que são ilícitas as provas obtidas dos telefones celulares de acusados de tráfico de drogas no momento da prisão em flagrante.

Entretanto, o Ministério Público Federal (MPF) tem outro entendimento, para a instituição, as provas extraídas dos telefones celulares, mesmo que sem prévia autorização judicial, não fere o sigilo das comunicações garantido pela Constituição Federal e, portanto, são consideradas lícitas.

No caso concreto, os policiais no momento da prisão adquiriram provas da prática criminosa através do registro de conversas em aplicativos de mensagens nos telefones celulares dos suspeitos. Em resposta à ilicitude dos policiais, a defesa impetrou Habeas Corpus devido às violações aos arts. 5º, XII, da CF/88, e 7°, III, da lei 12.965/14, que tratam do sigilo das comunicações.

De acordo com o subprocurador-Geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, que assina o RE, o acórdão contraria o art 5º, XII e LVI, da Constituição Federal, porque o objetivo da proteção constitucional é a comunicação ou a troca de dados e não os dados propriamente dito. Logo, a Constituição visa garantir a impossibilidade de um terceiro interferir na comunicação, não o sigilo dos dados gerados nela e, portanto, no seu entendimento, a obtenção é lícita, desde que adquirida de modos lícitos, e fundamental para a caractereização dos ilícitos praticados e a persecução penal dos acusados.

Nesse sentido, o MPF interpôs recurso extraordinário contra o acórdão proferido pelo STJ para que a decisão seja discutida no Supremo Tribunal Federal (STF). Devido aos reflexos diretos e indiretos que a decisão do STJ poderá gerar na sociedade, o MPF sustenta que há necessidade de repercussão geral do tema.

Portanto, o MPF requer o provimento do recurso extraordinário, reconhecendo a licitude da prova produzida pelo acesso a telefones celulares sem autorização judicial.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.