Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Não é possível que sindicato cobre taxa de empregadores
Você também pode se interessar:

Não é possível que sindicato cobre taxa de empregadores

02 mar 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Não é possível que sindicato cobre taxa de empregadores

A norma coletiva que dispõe sobre a taxa a ser cobrada pelos sindicatos para que seja concedida autorização para as empresas, a fim de funcionários trabalharem durante feriados, é dada como abusiva e inconstitucional.

Durante uma ação trabalhista, foi declarado pelo sindicato que a empresa trabalhou durante o feriado do dia 12 de outubro de 2019, mesmo sabendo que não tinha autorização e não havia pagado taxa que está prevista na convenção de trabalho, abrangendo os anos de 2018 e 2019, sendo essa a razão pela cobrança da taxa com multa.

De acordo com o juiz, foram excedidos os limites da atuação do sindicato se desvirtuando de sua finalidade básica ao instituir a cobrança da taxa, de forma a ter proveito, tratando-se, assim, de uma desvirtuação abusiva.

Foi argumentado que o dever de proteção e defesa quanto aos interesses e direitos daqueles profissionais, que estão em sua categoria, diante os possíveis abuso dos empregadores:

“Nesse contexto, deve lutar para que trabalhador goze do descanso durante os feriados ou possibilite a flexibilização do direito com o objetivo primordial de indenizar o empregado da maneira mais favorável possível”

Ainda entendendo que uma convenção coletiva não poderia criar uma taxa a ser cobrada do empregador, de forma que custeie atividade do sindicato profissional.

A confissão ficta foi aplicada após o não comparecimento do réu à audiência inicial. Seguindo o que foi estabelecido pelo magistrado, esse fato não implica na procedência total daquilo que foi pedido pelo sindicato, tendo em visa que os fundamentos da pretensão precisam ser adequados de acordo com as leis vigentes.

Concluindo de forma que o empregador não será obrigado a pagar as taxas para o sindicato.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.