Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
OAB encaminha ofício ao CNJ solicitando que as audiências de instrução online sejam facultativas
Você também pode se interessar:

OAB encaminha ofício ao CNJ solicitando que as audiências de instrução online sejam facultativas

22 mai 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
OAB encaminha ofício ao CNJ solicitando que as audiências de instrução online sejam facultativas

A OAB Nacional enviou ao CNJ, na última quinta-feira, dia 21, um ofício por meio do qual solicita que as audiências de instrução online sejam facultativas, assim como outras que demandam oitiva de partes e testemunhas, e que ocorram somente após concordância das partes e interessados. Caso contrário, sugere que sejam suspensas.

Durante o debate na reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, sugeriu essa ideia, ademais, sustentou que a Ordem participe ativamente da modernização dos atos processuais realizados no judiciário. Além disso, a Ordem destacou a importância da produção da prova oral e levantou a possibilidade das partes não terem acesso ao conteúdo virtual, considerando as dificuldades que possam ser encontradas e deficiência de equipamentos.

Ademais, o ofício pede a retomada obrigatória das audiências de conciliação, sendo facultada a presença das partes e que, em nenhuma hipótese, seja imputada responsabilidade às partes, aos advogados e procuradores pelas eventuais falhas ou dificuldades encontradas.

Em relação à suspensão dos prazos, a Ordem sustenta que seja feita automaticamente a partir do momento que a parte informar ao juízo competente a impossibilidade da prática do ato, sendo considerado o prazo suspenso a partir do protocolo da petição com essa informação, e que seja garantido o direito de oitiva das partes e testemunhas sempre perante unidade judiciária.

Por fim, o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, assinou o documento e apontou a necessidade de flexibilização durante esse período de calamidade pública.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

 

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.