Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Prazos para procedimentos administrativos ficam suspensos durante período de quarentena
Você também pode se interessar:

Prazos para procedimentos administrativos ficam suspensos durante período de quarentena

29 abr 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Prazos para procedimentos administrativos ficam suspensos durante período de quarentena

Por conta da situação de calamidade pública causada pelo novo coronavírus, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo decidiu pela suspensão dos prazos de procedimentos administrativos na administração direta e autárquica do estado, durante o período de quarentena.

A decisão de suspensão dos processos foi fundada na situação de que os processos que tramitam nessas varas são de maioria físicos e com o fechamento das repartições públicas, não há garantia de ampla defesa dos servidores.

Por esse motivo, a Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Sudeste e o Sindicado dos Policiais Civis do Estado de São Paulo da região de Santo ajuizaram uma ação questionando a constitucionalidade da decisão.

No entanto, a decisão foi tomada para a suspensão dos prazos de procedimentos administrativos, não sendo válidas, desse modo, para procedimentos disciplinares punitivos e procedimentos sancionatórios, realizadas pela Polícia Civil. Diante disso, a exceção evidenciou inconstitucionalidade material e violação do direito de ampla defesa, já que não é possível realizar qualquer procedimento físico devido ao fechamento das repartições públicas.

A desembargadora, responsável pelo caso, entendeu que a existência de razoabilidade, a existência do “periculum in mora”, configurariam risco na imposição de sanções sem o direito da ampla defesa dos servidores.

Por esse motivo, ficou decidido que os prazos ficarão suspensos até o fim do período de quarentena para os procedimentos administrativos em curso na administração direta e autárquica do Estado de São Paulo.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.