Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Projeto de Lei: Possibilidade de declaração de ofício da nulidade de cláusulas contratuais abusivas
Você também pode se interessar:

Projeto de Lei: Possibilidade de declaração de ofício da nulidade de cláusulas contratuais abusivas

28 fev 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Projeto de Lei: Possibilidade de declaração de ofício da nulidade de cláusulas contratuais abusivas

O Projeto de Lei 192/20 que tramita na Câmara dos Deputados tem como objetivo permitir que o juiz possa declarar de ofício a nulidade das cláusulas abusivas. A tramitação é feita de forma ordinária e, assim, espera pela designação do relator na Comissão de Defesa do Consumidor.

No projeto é pretendido derrubar reclamações não resolvidas, como as cobranças indevidas e a má qualidade no sinal das empresas de telefonia; a integridade, segurança, confiabilidade, sigilo ou legitimidade das operações bancarias e débitos em conta ou cobranças de serviços que não foram autorizados por clientes; assim como o descredenciamento crescente das clínicas e hospitais, ou a recusa e dificuldade para o atendimento dos clientes mais precisam; assim como outros.

Tendo a proposta como base, o STJ editou súmula de forma que fosse estabelecido que: “nos contratos bancários, é vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas”.

Foi por essa razão que o deputado Bibo Nunes alegou que ainda existem prejuízos aos consumidores, acentuando o desequilíbrio dentro do mercado de consumo de produtos e serviços bancários.

“Sem pretender desmerecer a argumentação que respaldou o posicionamento da Corte, cremos que a exigência de iniciativa da parte para o conhecimento da nulidade das cláusulas abusivas fragiliza, de modo injustificável, o instrumental de defesa e proteção do consumidor e coloca em risco o interesse de toda a sociedade na manutenção de um mercado de consumo justo e equilibrado.”

O projeto é de autoria do deputado Federal Francisco Araújo, apresentado pelo deputado Federal Bibo Nunes, acrescentando um parágrafo dentro do art. 51 da Lei 8.078/90. Trata-se de uma reapresentação do PL 1.807/11.

“Tratamos do dever de o julgador declarar de ofício as cláusulas abusivas estabelecidas em contratos de consumo, relação marcada pela vulnerabilidade e hipossuficiência do consumidor diante da prevalência informacional e econômica dos fornecedores”.

 

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.