Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Sancionada lei que simplifica assinatura digital em documento público
Você também pode se interessar:

Sancionada lei que simplifica assinatura digital em documento público

25 set 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Sancionada lei que simplifica assinatura digital em documento público

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, nesta quinta-feira, 24, a Lei nº 14.063/20, que possibilita uma assinatura digital simplificada em documentos públicos. O texto normativo teve determinados dispositivos vetados, como, por exemplo, a exigência de certificação digital à pessoa física requerente quanto aos seus próprios dados.

Tal veto se deu por conta da inviabilização de inúmeras atividades da Administração Pública. Além disso, a nova legislação que possibilita tal simplificação constitui dois tipos de assinatura eletrônica, a simples e a avançada.

A assinatura eletrônica simples é disponível em relação às transações de baixo risco que não envolvam informações protegidas por sigilo, de acordo com o governo, cerca de 48% dos serviços públicos terão acesso a essa assinatura. Por sua vez, a assinatura avançada será utilizada em transações com o Poder Público, permitindo o rastreamento de alterações feitas no documento assinado.

Insta salientar que tais assinaturas não servirão para processos judiciais, para interações nas quais pode haver anonimato, para sistemas de ouvidoria de entes públicos, para programas de assistência a vítimas e testemunhas ameaçadas e para casos em que a preservação do sigilo seja necessária.

Ademais, a assinatura qualificada continuará sendo o único tipo autorizado em qualquer interação com o Poder Público que envolva o sigilo constitucional, legal ou fiscal, visto que será emitido certificado digital no padrão de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, que é validado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

De acordo com o texto previsto na nova legislação, os chefes do Poder Executivo poderão estabelecer o nível mínimo de segurança para a assinatura eletrônica, entretanto, durante a pandemia provocada pelo Covid-19, a legislação permite assinaturas com nível de segurança inferior.

Além dessas informações, houve veto do presidente em relação a criação de uma nova instância, a comissão técnica executiva, responsável por fixar diretrizes e normas de emissão de assinaturas eletrônicas qualificadas.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.