Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
STF avalia que norma do Conselho Monetário Nacional está em desacordo com a Constituição
Você também pode se interessar:

STF avalia que norma do Conselho Monetário Nacional está em desacordo com a Constituição

02 dez 2020
EBRADI
EBRADI
2 min
STF avalia que norma do Conselho Monetário Nacional está em desacordo com a Constituição

O Supremo Tribunal Federal  (STF), suspendeu a regra encontrada no Conselho Monetário Nacional  (CMN),(Art. 2º, da Resolução nº 4.765/19), que autorizava a cobrança de tarifa pela disponibilização de cheque especial ao consumidor de instituições financeiras, mesmo que ele não fosse utilizado, assim em razão da suspensão da aplicabilidade do dispositivo, a cobrança de cheque especial não utilizado está suspensa.

Ao analisar o caso apresentado através de ação direta de inconstitucionalidade, o relator ministro Gilmar Mendes, destacou que a cobrança apesar de se denominar “tarifa” confunde-se com tributo, na modalidade taxa e com cobrança antecipada de juros, assim, nota-se a presença de duas potenciais naturezas jurídicas.

Ademais, argumentou que na hipótese da natureza jurídica ser de tributo na modalidade de taxa a norma está em confronto com o princípio da estrita legalidade tributária, visto que a taxa pode ser criada somente através de lei, de acordo com o art. 150, I, da Constituição Federal. Por sua vez, na segunda hipótese a situação colocaria o consumidor em uma vulnerabilidade econômico-jurídica, contrariando disposições constitucionais no que diz respeito dos princípios gerais da atividade econômica.

Também sustentou que a medida é desproporcional aos fins que deseja atingir, visto que o CMN destaca a utilização da regulamentação como objeto para tornar mais eficiente e menos regressiva a contratação de cheque especial, todavia, o relator informa que existem soluções menos danosas ao consumidor que possua o mesmo fim, como a autorização de cobrança de juros em faixas a depender do valor utilizado.

Por fim, o ministro observou que o dispositivo apenas abrange pessoas físicas e microempreendedores individuais e através de todos os argumentos apresentados em relação à vulnerabilidade do consumidor, por decisão unânime, houve a suspensão da cobrança de cheque especial não utilizado.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.