Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
STF: extinção ou limitação das contribuições
Você também pode se interessar:

STF: extinção ou limitação das contribuições

23 mar 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
STF: extinção ou limitação das contribuições

Dentro da pauta do plenário do STF está a constitucionalidade das contribuições destinadas as terceiras entidades sobre a folha salarial. É sabido que as contribuições têm destino certo para empresas como a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Apex (Agência Brasileira de Exportações e Investimento), Incra e Sebrae.

Existem empresas que conseguiram a isenção total das contribuições, enquanto outras conseguem a limitação da base de cálculo.

O STJ se pronunciou sobre o caso no começo do mês de março, dizendo que o limite máximo da base de cálculo deve ser de 20 salários mínimo, quando referente as contribuições com função parafiscal.

As posições favoráveis para a extinção das contribuições argumentam dizendo que o sistema produtivo será menos onerado para as empresas privadas, para os contribuintes e para os interesses do Estado, pois possuirão menos repasses ou serão extintos.

O impasse chegou ao STF através de dois recursos extraordinários. No primeiro recurso é questionada a constitucionalidade e natureza jurídica contribuição, calculada em 0,2% sobre a folha salarial de certas indústrias rurais e agroindustriais, em que são inclusas as cooperativas, com destino ao Incra.

A discussão se volta sobre a vigência do tributo, assim como sua atual natureza jurídica, se instaura por conta do artigo 149 que foi modificado pelo EC 33/01, prevendo três  categorias de contribuição, sendo elas as sociais, a intervenção no domínio econômico ou interesse das categorias profissionais ou econômicas.

No segundo recurso, pede a discussão sobre “o controle das bases econômicas das contribuições sociais e interventivas, tendo em conta a referência, no artigo 149, parágrafo 2º, inciso III, alínea ‘a’, apenas a faturamento, receita bruta e valor da operação, e no caso de importação, valor aduaneiro”.

De acordo com a empresa recorrente, por conta do dispositivo é impedida a cobrança das contribuições ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, já que estas incidem na folha de pagamento.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.