Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
STF julgará suspensão do inquérito das Fake News
Você também pode se interessar:

STF julgará suspensão do inquérito das Fake News

08 jun 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
STF julgará suspensão do inquérito das Fake News

O Supremo Tribunal Federal julgará, nesta semana, diversas ações em meio virtual que abordam vários assuntos, como, por exemplo, a suspensão do inquérito das fake news contra a Corte, trabalho aos domingos e feriados e dispositivo da lei das terceirizações.

No ano passado, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli publicou a portaria 69/19 e, por conta disso, determinou a abertura do inquérito 4.781 para investigar fake news, ofensas e ameaças aos ministros da Corte.

Entretanto, o partido Rede Sustentabilidade ajuizou ação pedindo a suspensão do inquérito sustentando que não compete ao Judiciário conduzir investigações criminais, todavia, no decorrer deste ano, o partido pediu a desistência da ação devido alterações fáticos-jurídicas dos fatos. Contudo, o ministro relator Edson Fachin indeferiu o pleito de desistência e, por conta disso, haverá o julgamento de liminar da portaria da Corte.

Além disso, o STF julgará também Ações Declaratórias de Inconstitucionalidade propostas pelo PSOL e CNTC, que questionam o conteúdo da MP 388/07, convertida na Lei 11.603/07, que autoriza o trabalho no comércio em geral aos domingos e feriados. As ações questionam a determinada lei por entenderem que o dispositivo fere o art. 7º, XV da Constituição Federal.

Ainda no âmbito do direito do trabalho, cinco ações foram propostas questionando o conteúdo da Lei 13.429/17, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros. O questionamento se dá porque a lei traz a ideia de “ampla e irrestrita terceirização”, conteúdo que ofende princípios garantidos pela Constituição Federal, como a dignidade da pessoa humana, consagração dos valores sociais do trabalho e livre iniciativa.

Ademais, em 2019 o STF reconheceu a repercussão geral de recurso que discute a incidência de juros da mora entre a data de expedição do precatório até a data de seu pagamento. O relator é o ministro Marco Aurélio.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.