Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
STF: Ministro afasta decisão sobre inclusão de corante tartrazina em rótulos de alimentos
Você também pode se interessar:

STF: Ministro afasta decisão sobre inclusão de corante tartrazina em rótulos de alimentos

04 mai 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
STF: Ministro afasta decisão sobre inclusão de corante tartrazina em rótulos de alimentos

A ANVISA tem como função principal o desenvolvimento da saúde da população, atuando no controle sanitário de diversos produtos, tais como medicamentos, alimentos e cosméticos.

Por esse motivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pediu o afastamento da decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª região sobre a determinação de exigência sobre a presença do corante amarela tartrazina e seus malefícios nos rótulos de alimentos, no qual foi acolhida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

O Tribunal entendia a necessidade da rotulagem dos alimentos que continham essa substância de forma visível e destacada, avisando sobre os possíveis riscos de alergia nas pessoas portadoras de asma e naquelas alérgicas a ácido acetilsalicílico.

O ministro, responsável pela decisão, ao analisar o caso, apontou o fato de não se ter questionado, na instância de origem, a existência de atestado da ANVISA acerca da substância tartrazina ser considerado seguro para o consumo, assim como se deveria ser respeitado algum limite de segurança para a ingestão diária.

Ainda em relação sobre o estudo da substância, o ministro informou que a comunidade científica não tem uma definição quanto a reação adversa da tartrazina. Desse modo, não existe, portanto, critérios científicos precisos que justifiquem a inscrição proposta pelo Ministério Público Federal e acolhida pelo Tribunal Regional da 3ª região.

Diante disso, o ministro, de acordo com o plenário do Supremo, reafirmou entendimento anterior, definindo medidas cautelares para o caso e concedendo o pedido de suspensão requerido pela ANVISA com os mesmos fundamentos realizados anteriormente.

 

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.