Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
[SUCESSO DO CLIENTE] A Taxonomia de Bloom no campo da aprendizagem
Você também pode se interessar:

[SUCESSO DO CLIENTE] A Taxonomia de Bloom no campo da aprendizagem

02 jun 2020
EBRADI
EBRADI
2 min
[SUCESSO DO CLIENTE] A Taxonomia de Bloom no campo da aprendizagem

Por Marcela Correa

Criada por Benjamin Bloom, a terminologia “taxonomia de Bloom” trata-se dos objetivos da educação. Bloom foi um psicólogo e pedagogo de origem americana que contribuiu significamente no campo da aprendizagem. Em sua visão, no campo cognitivo, existem níveis de aprendizagem organizados de maneira crescente, ou seja, o aluno deve escalar cada nível para obter compreensão daquilo que está sendo ensinado. Essa metodologia apresenta a estrutura para o planejamento, ideação, avaliação no desenvolvimento e eficácia na aprendizagem.

Os cursos online disponibilizados por nossa escola trazem em sua proposta o esquema de aprendizagem hierarquizado, sendo divididos em módulos de formação específica, cada qual contendo temas divididos em faixas de aprendizagem. Uma faixa de aprendizagem é composta por um vídeo, uma apresentação de slides em PDF, um E-book,  um teste objetivo, um dissertativo e finalizando, uma avaliação. Esse método permite ao aluno uma melhor fixação do conteúdo, e consequentemente, um melhor desempenho ao final de cada módulo. O ensino online proporciona métodos de aprendizagem que tiram o aluno da posição passiva no processo de conhecimento, fazendo com que o mesmo seja ativo na aquisição de novos saberes.

A Taxonomia de Bloom pode ser adotada também para o planejamento de aulas. O aluno, de forma hierarquizada consegue montar seu cronograma de estudos, além de fazer suas próprias anotações em relação ao conteúdo que julga ser mais importante para sua memorização. O método facilita o desenvolvimento das competências, pois se aplica no campo cognitivo do estudante. As categorias do domínio cognitivo proposto por Bloom são escaláveis. Conhece-se o conteúdo apresentado, compreende-o, aplica-o, analisa-o, sintetiza-o, e por fim, o aluno é condicionado a realizar uma avaliação  para um propósito específico.

Todo desenvolvimento cognitivo deve seguir uma estrutura hierárquica, para que os estudantes sejam capazes de aplicar e transferir o conhecimento adquirido. O discente deve pensar em um planejamento de aulas que lhe permita um aprendizado com maior facilidade. A técnica desenvolvida por Bloom estabelece objetivos educacionais que ajudam no planejamento, organização e controle no processo de aquisição do conhecimento, tornando claros os níveis cognitivos ora esperados.

No processo de aprendizado, devemos nos pautar pelo ponto de partida e ponto de chegada. O ponto de chegada é a conclusão do curso escolhido. Os avanços tecnológicos facilitam essa estrutura hierárquica de conhecimento, permitindo que cada aluno monitore seu progresso individualmente.

Se você ainda não começou sua Pós-graduação, fica aqui o convite para dar início a essa escalada rumo ao sucesso.

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.