As pessoas estão cada vez mais conectadas e o mundo digital já é uma realidade. Atualmente, o uso de ferramentas digitais aumenta a cada dia, passando a ser presente em quase todos os ambientes no cotidiano das pessoas. O uso dos smartphones está no alcance das mãos de qualquer pessoa e em qualquer lugar, fazendo com que isso se torne um fenômeno mundial, onde as pessoas passam a ter informações essenciais na rede.

Para ajudar a esclarecer e promover uma maior reflexão sobre os detalhes do mundo digital, a Ópice Blum Academy oferecerá um Congresso online de Direito Digital, Tecnologia e Proteção de Dados, que acontecerá no dia 12 de maio, das 9h às 18h, na modalidade online, contando com a presença de Renato Opice Blum, patrono do curso de Pós-Graduação em Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados da EBRADI.

O evento, além de ser gratuito, abordará sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, considerada um divisor de águas para o mundo empresarial e ajudará a entender qual o seu impacto real no mercado, sobretudo no contexto da pandemia do novo coronavírus.

Nesse contexto, a LGPD estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo, desse modo, proteção aos usuários, assim como penalidades para o não cumprimento. Ela foi sancionada em agosto de 2018 e entrará em vigor no ano de 2021.

Ademais, a LGPD poderá mudar a forma de funcionamento e operação das organizações ao estabelecer regras claras sobre coleta, armazenamento e compartilhamento de dados.

Desse modo, a coleta de dados deverá atentar-se às bases legais impostas pela lei, já que o texto prevê nove hipóteses que tornem lícitos os tratamentos de dados, com destaque ao fornecimento de consentimento do usuário e o legítimo interesse da empresa.

Para entender esses e mais detalhes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, não perca o Congresso Online de Direito Digital, pois, assim como na  Pós-Graduação em Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados, disponível digitalmente pela EBRADI, o estudo acerca desse tema é imprescindível para as novas demandas do mundo jurídico.

Por fim, para se inscrever no Congresso de Direito Digital, Tecnologia e Proteção de Dados clique aqui.