Powered by Rock Convert

Olá, pessoal!

Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito Processual Civil.

Justiça restaurativa, Justiça restalrativa ou Justissa restaurativa?

A forma correta é Justiça restaurativa!

1) Conceito: se trata de uma técnica de solução de conflito e violência orientada pela criatividade e sensibilidade, tomando como base a escuta dos ofensores e das vítimas.

Powered by Rock Convert

2) Exemplo Prático: Depois de encontrar seu carro riscado e com os pneus furados, Emanuel sabe que Jonas cometeu tal ato, pois este havia ameaçado vandalizar sua propriedade. Os dois concordam em uma sessão de mediação, onde eles podem utilizar de três modelos para a solução do caso: o reparo do dano, a resolução do conflito ou a conciliação e a reconciliação.

3) Notícia: “No 5º país com maior taxa de homicídios de mulheres no mundo e em que a cada dois minutos é registrado um caso de violência doméstica, a ausência da aplicação de justiça restaurativa (JR) nesses casos só fortalece a chamada “espiral de vitimização”. As práticas de JR tentam solucionar conflitos e violência através da escuta dos agressores e das vítimas, da admissão do erro e do comprometimento do agressor em se autorresponsabilizar.“

Para saber mais: Justiça restaurativa pode evitar espiral de vitimização em casos de violência doméstica

Gostou deste conteúdo?

Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.