Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Multas trabalhistas são anuladas por causa de erro em autos de infração
Você também pode se interessar:

Multas trabalhistas são anuladas por causa de erro em autos de infração

07 jul 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Multas trabalhistas são anuladas por causa de erro em autos de infração

O juiz do Trabalho Laercio Lopes da Silva, da 5ª vara do Trabalho de Barueri/SP, julgou o pedido da empresa procedente para declarar a nulidade de seis autos de infração lavrados erroneamente em março de 2016, pelo ministério do Trabalho e Emprego.

A empresa fábrica, importa e revende máquinas e equipamentos que são utilizados para a construção de usinas hidrolétricas, certo dia, a empresa teve a ciência de que autos de infração foram lavrados por conta de supostas práticas de descumprimento da legislação trabalhista vigente. Por conta do ocorrido, a empresa alegou as nulidades dos autos de infração, visto que há vício presente em relação ao número de trabalhadores informado.

Ao julgar o pedido, o juiz considerou que o auditor autuante realmente informou o número de trabalhadores de forma incorreta, visto que o constante nos autos é o do total da empresa e não o da quantidade de trabalhadores na obra.

Além disso, o magistrado argumentou que os fatos narrados não correspondem à realidade e, portanto, há a observância de nulidade nos autos de infração lavrados, principalmente em relação à imposição de multa com um parâmetro totalmente desacertado.

Destaca-se também que a administração pública deve se pautar pelo princípio constitucional da legalidade e, diante do caso narrado, o próprio autor informou a situação do equívoco do auto de forma administrativa, entretanto, a ré decidiu não retificá-los.

Por fim, ao considerar o presente equívoco nos autos de infração, o juiz julgou procedente o pedido da empresa, para declarar a nulidade de seis autos de infração lavrados equivocadamente.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

 

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.