DIREITO NO METAVERSO: DESAFIOS LEGAIS E OPORTUNIDADE NA NOVA ERA DIGITAL
O que significa direito no metaverso? Neste post, vamos abordar as particularidades inerentes aos desafios legais relacionados à regulamentação do ambiente virtual, compartilhado e imersivo, cujo objetivo está na simulação da realidade, compreendendo as oportunidades inerentes à nova era digital.
O QUE É O METAVERSO E COMO ELE SE CONECTA AO DIREITO
O metaverso compreende um ambiente digital expansivo, imerso e interconectado, propiciando interação por meio de avatares por meio de tecnologias de realidade virtual aumentada. A relevância do ambiente virtual se torna notável para o direito à medida em que permite a interação pessoal e econômica, fazendo surgir a necessidade de regulamentação jurídica.
CRIMES NO METAVERSO
Quando a temática envolve a prática delituosa no ambiente virtual, devemos compreendê-la como uma extensão dos crimes cibernéticos, relacionados às fraudes, assédio virtual e violência moral, roubo de ativos digitais e violações de propriedade intelectual.
Dentre as práticas, destaca-se no âmbito das fraudes: o phishing e a pirâmide financeira; em relação ao assédio virtual e violência moral: bullying e cyberbullying: além dos crimes relacionados à violação da propriedade intelectual e ativos digitais.
CONTRATOS NO METAVERSO
No ambiente virtual, os negócios jurídicos são celebrados por meio de contratos inteligentes, baseado em blockchain (livro-razão digital descentralizado, imutável e transparente que registra transações em blocos interligados por criptografia), cuja validade jurídica é reconhecida no Brasil, exigindo-se assinatura digital.
PROTEÇÃO DE DADOS
Quando o tema envolve proteção de dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), destina-se às operações relacionadas ao tratamento de dados pessoais em âmbito nacional ou que compreenda dados de residentes brasileiros, independentemente da hipótese em que a empresa esteja localizada no exterior.
Compreende-se o grau de importância da LGPD no metaverso, na medida em que o objetivo gira em torno da garantia dos direitos fundamentais, regulamentação do tratamento e proteção de dados sensíveis, disciplinando, ainda, a consequente responsabilização das pessoas jurídicas envolvidas.
Em âmbito internacional, o setor é regulamentado pela General Data Protection Regulation (GDPR), atuando diretamente na preservação da privacidade dos usuários no metaverso. Outra norma em destaque é a Califórnia Consumer Privacy Act (CCPA), em vigor nos EUA, impondo obrigações rigorosas de transparência e controle sobre dados.
ADVOCACIA NO METAVERSO
No ambiente virtual denominado metaverso, a advocacia atua no sentido da consultoria especializada para pessoas naturais e jurídicas que atuam nesse ambiente, compreendendo áreas relacionadas à propriedade intelectual, direito digital, privacidade de dados e contratos digitais.
Os advogados que buscam destaque na área, devem oferecer suporte na elaboração de normas de conduta, adaptação à legislação regulamentadora, além de valer-se do metaverso para atendimento ao cliente, utilizando salas virtuais, em consonância com as diretrizes éticas da Ordem dos Advogados do Brasil.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Dentre os desafios atinentes às barreiras e lacunas legislativas, destaca-se a ausência de adaptação do Direito ao processo evolutivo tecnológico da sociedade. Ao passo que a perspetiva para o futuro da advocacia, compreendendo a evolução tecnológica no setor jurídico, está na efetiva aplicação da legislação especializada.
Considerando os desafios e inovações inerentes à transformação digital no direito, prepare-se para atuar de maneira especializada, embarcando em uma jornada transformadora com os cursos de pós-graduação, ofertados pela EBRADI.