PLR, PRL ou RPL?

Resumo
Você sabe qual é a sigla correta para designar o programa de Participação nos Lucros ou Resultados? Confira o post que preparamos sobre o assunto!
Reter talentos pode ser uma tarefa desafiadora para os gestores. Em busca de estratégias eficientes para impedir que bons colaboradores deixem a empresa por qualquer oportunidade, algumas organizações oferecem a Participação nos Lucros ou Resultados aos seus funcionários.
Trata-se de um bônus bastante atrativo, que se mostra um diferencial competitivo para as empresas que adotam tal prática. Contudo, muitos trabalhadores não conhecem exatamente como funciona esse benefício e quais são os esforços necessários para alcançar os objetivos empresariais.
Você sabe como funciona o benefício? E, afinal, qual é a sigla correta: PLR, PRL ou RPL? Para responder a essas e outras perguntas sobre o assunto, preparamos este artigo com as dúvidas mais comuns sobre o tema. Confira!
Qual é o termo correto: PLR, PRL ou RPL?
Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para ajudar a resolver o problema. Hoje, entraremos no fantástico mundo do Direito.
Uma dúvida muito comum é sobre como escrever a sigla relacionada à Participação nos Lucros ou Resultados. Seguindo a letra inicial de cada palavra do termo, na ordem em que aparecem, o modo correto é PLR.
O que é a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR)?
A PLR é um tipo de remuneração baseado na divisão dos lucros entre a organização e seus funcionários. Ela é regida pela Lei n.º 10.101/2000, que foi criada especificamente para regular a participação dos trabalhadores nos lucros e resultados da empresa empregadora.
Para determinar quem terá direito ao recebimento do benefício, usualmente, a empresa estipula algumas metas que devem ser alcançadas pelos funcionários para receberem essa recompensa financeira. Dessa maneira, a PLR incentiva o engajamento e a produtividade dos colaboradores.
Como funciona essa participação?
A Participação nos Lucros ou Resultados funciona da seguinte forma: quando as metas são alcançadas pelos empregados, o pagamento é feito de acordo com a participação de cada um. Ou seja, a PLR só será creditada quando as metas forem atingidas, e ele refletirá a importância de cada colaborador nesse processo.
Embora seja regulamentada por lei, a PLR não segue uma regra única para a sua aplicação, tornando o critério utilizado para o pagamento bastante variável. Assim, a divisão do lucro pode ser efetuada em partes iguais, por cotas diferenciadas — a depender do cargo e do salário —, por valor fixo para todos os funcionários, entre outros.
Além disso, a data do pagamento também pode ser negociada, geralmente por meio de acordo entre empresa e sindicato. Embora seja comum o pagamento semestral, a PLR ainda pode ser paga anualmente, em parcela única.
Qual é a diferença entre PLR e PPR?
Quando falamos sobre Participação nos Lucros ou Resultados, costumam surgir algumas dúvidas. Entre elas, a mais frequente é: qual é a diferença entre PLR e PPR? Para responder a essa pergunta, precisamos, primeiramente conceituar o que é PPR.
Trata-se da sigla para o Programa de Participação nos Resultados, um benefício atrelado a alguns resultados da empresa. Seu principal objetivo é premiar os funcionários pelo atingimento de metas previamente estabelecidas, ou seja, ele está ligado a objetivos concretos.
Logo, enquanto na PLR os pagamentos estão relacionados ao retorno econômico, no PPR, o foco está nos resultados da organização, e não apenas no lucro. Este é um fator motivador para os funcionários, pois mesmo se a empresa não tiver lucro — ou mesmo se tiver prejuízo —, mas as metas forem alcançadas, os empregados ainda receberão o pagamento definido pelo PPR.
Desse modo, a principal diferença entre eles é que o PLR está sujeito a influências externas — como crises econômicas e baixas no mercado — e não depende unicamente do empenho dos funcionários. Já o PPR está vinculado apenas ao empenho dos colaboradores.
A escolha entre um ou outro caberá à empresa, que precisa avaliar a motivação dos colaboradores para determinar qual das práticas dará mais resultados. Portanto, a definição do benefício deve atender ao planejamento estratégico do negócio.
Como vimos, os programas de benefícios e recompensas ao trabalhador são excelentes formas de manter a produtividade e o engajamento da equipe em alta. Embora muitas pessoas se confundam com os termos — PLR, PRL ou RPL — a Participação nos Lucros ou Resultados é uma boa estratégia de retenção de talentos.
Gostou do nosso conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário com dúvidas ou sugestões!