Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Como fazer mapa mental e como utilizá-lo nos estudos?
Você também pode se interessar:

Como fazer mapa mental e como utilizá-lo nos estudos?

01 abr 2022
rockcontent
rockcontent
3 min
Como fazer mapa mental e como utilizá-lo nos estudos?
como fazer mapa mental

Você sabe como fazer mapa mental? Trata-se de um diagrama de ideias que auxilia o cérebro a aprender um tema pela conexão entre as informações, sendo uma ferramenta muito útil para fixar conhecimentos.

Caso já tenha usado marca-textos coloridos para destacar palavras, frases e trechos durante os estudos ou escrito no papel algumas palavras-chave para se lembrar de um conteúdo, então você aplicou técnicas de estudo e memorização que são a base para criar um mapa mental.

Se deseja descobrir mais sobre como fazer mapa mental ajuda nos estudos, continue a leitura deste post e confira o passo a passo!

O que é um mapa mental e para que serve?

O mapa mental é um diagrama no qual você coloca ideias e informações de uma maneira mais fácil de memorizar. Para isso, ele apresenta caminhos relacionados a um tema central.

Para que um mapa mental seja, efetivamente, útil aos estudos, ele deve estabelecer associações e conexões. Para tanto, é possível aplicar alguns recursos que facilitam para as sinapses, como os seguintes:

  • linhas curvas;
  • cores;
  • símbolos;
  • palavras isoladas, em vez de frases;
  • disposição hierárquica.

Quais são as vantagens do mapa mental?

O mapa mental pode ser utilizado em diversas situações, como para estudar no EAD, na preparação para prestar concurso e até para organizar as tarefas de trabalho. A seguir, vamos apresentar os maiores benefícios de aplicá-lo!

Favorece a memorização

A maneira com que o mapa mental é estruturado costuma facilitar a memorização do assunto, uma vez que a nossa memória funciona melhor a partir de associações visuais e verbais.

Desenvolve a criatividade

Para aproveitar melhor a técnica, é preciso usar a imaginação e criar um conteúdo relevante usando imagens, cores e associações.

Contribui para a organização de ideias

Caso seu maior problema seja a necessidade de organizar ideias, não se preocupe, porque o mapa mental também é eficaz para esse fim. Afinal, ele ajuda na visualização de prioridades e na compreensão de um tópico a partir de um panorama.

Como utilizar o mapa mental nos estudos?

Enfim, chegou o momento de você aprender como fazer mapa mental. Siga o nosso passo a passo para aprimorar os estudos!

Defina o tema principal

Inicialmente, é necessário definir qual é o assunto principal do mapa. Esse deve ser o título do diagrama e ser resumido, ou seja, é o problema central que guia o brainstorming.

Elenque os subtópicos

A partir da ideia inicial, você vai começar a desenvolver ramificações, isto é, os subtópicos do mapa, realizando associações. Cada ramo pode ser escrito com uma cor diferente para ajudar na memorização.

Faça um desenho simples em cada palavra-chave principal

No momento da construção do mapa mental, não deixe de incluir recursos visuais, pois eles são uma das chaves do sucesso dessa técnica. Podem ser desde símbolos até desenhos e imagens mais completos, que ajudem a identificar e relembrar o conteúdo.

Inclua no fechamento de cada estudo

Ao concluir o estudo de uma matéria, você pode fazer um mapa mental sobre o tema para ajudá-lo no momento da revisão. Assim, a hora de rever o assunto se torna mais rápida e eficiente.

Agora que você já sabe como fazer mapa mental, deve ter percebido que ele conta com diversas vantagens, não é mesmo? Por isso, coloque nossas dicas em prática e adote essa técnica ao estudar a área do Direito!

Para receber mais sugestões relevantes, nos siga em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.